quinta-feira, 20 de outubro de 2005

CONHECENDO O NORTE DA ESPANHA



Castro Urdiales


Picos de Europa

Hoje estou um pouco nostáugica, organizando fotos, me lembrei da minha viagem à Cantábria (norte da Espanha) essa viagem foi feita há quase um ano, no feriado prolongado da Imaculada Conceiçao, em dezembro.Fiquei cinco maravilhosos dias visitando praias, museus, castelos, palácios, montanhas cobertas de neve permanente, andando de teleférico e fotografando tudo, é claro!!! creio que foram mais de 300 fotos tiradas nos vários pontos turísticos da Cantábria; visitei Santander(capital da Cantábria) Picos de Europa, Santillana del mar, Potes, Castro Urdiales e Isla, um povoado de praia onde fiquei hospedada.Fazia muito frio, mas a vontade de tirar fotos e contemplar as montanhas cobertas de neve, fez com que eu ficasse mais de quatro horas lá em cima.

Santillana del mar
O lugar é maravilhoso, as pessoas sao acolhedoras e a principal atividade é o turismo.Visitei lugares fabulosos como a cova de Altamira (uma caverna cheia de pinturas pré-históricas) Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é também qualificada como a capela Cistina da arte rupestre, também visitei o museu da inquisiçao, a colegiata de santa Juliana(onde está sepultada a santa) as lojas de artesanato regional e os notáveis restaurantes, onde se encontra o melhor da gastrônomia cantábrica, enfim um povoado que encanta pelo seu estilo medieval e pela sua importância artística, cultural e religiosa.Mas como todos os pontos turísticos espanhol, Santillana del mar nao fugiu da regra e no dia da Imaculada Conceiçao, quando muitos fiéis visitavam a cidade , foi covardemente atacada pelo grupo separatista Eta, eles bombardearam uma barraquinha de churros, bem no centro do povoado, uma verdadeira covardia porque esse povo vive do turismo religioso e atacar uma barraquinha de churros nao iria fazer a Espanha mudar de idéia, deixando o caminho livre para a independentizaçao das terras vascas.

Santander

Parque do Palácio da Magdalena

Quando fiz essa viagem já fazia sete meses que estava longe de casa, a saudade da família e dos amigos era quase insuportável e eu me sentia impotente com relaçao à isso , porque voltar ao Brasil naquele momento nao estava nos meus planos e entao resolvi me presentear com essa viagem que me fez muito bem, e Santander é um ótimo lugar para refletir.

Palácio da Magdalena
Apesar do frio que faz no norte da Espanha em dezembro, eu estava disposta à aproveitar todas as oportunidades que me apareciam, visitando as belas praias de Santander, mesmo sabendo que nao poderia tomar banho de mar, porque as possibilidades de cair na água eram as mesmas de se encontrar corais nas águas gélidas do mar cantábrico.
Castro Urdiales
Castro Urdiales é considerada a cidade mais turística do norte da Espanha, destacada pela presença romana, suas grandes batalhas, e pelos indícios de povoamento desde tempos pré-históricos, como prova disso, a existência de inúmeras cavernas que conservam arte rupestre.No século XIII, o porto de Castro Urdiales foi considerado um dos mais impotantes da Europa.Em Castro Urdiales situa-se a igreja de Santa Maria de la Asunción, construída no século XIII, considerada o monumento gótico mais importante da Cantábria.
À esquerda Castelo Faro e ao lado igreja de Santa Maria

Construído pela colonia romana Flavióbriga, na mesma época da construçao da igreja de Santa Maria, o Castelo Faro era considerado uma fortaleza, pois era o principal lugar defensivo nas batalhas.