segunda-feira, 31 de outubro de 2005

OUTUBRO O MÊS QUE MAIS GOSTO

Outubro era o mês que mais gostava porque é o mês que começa de verdade o calor no Brasil, mas aqui no hemisfério norte a história é outra, e em outubro já faz um frio horroroso (e ainda nao é inverno) eu costumava dizer no Brasil que gostava de inverno, mas o inverno da Espanha é realmente insuportável para uma pessoa que estava acostumada com o frio ameno de Sao Paulo.
A localizaçao de Zaragoza em Espanha é a mesma que do Piauí no Brasil, ou seja estamos no nordeste , e como já se sabe , no nordeste nao chove ou chove pouco , e no verao tivemos aqui um racionamento de água horrível porque praticamente nao choveu uma gota, a produçao agrícola e a populaçao em geral sofreu muito com todo esse drama de falta de água, outro problema foram os incêndios, que passaram de onze mil.
No verao também encontrei problemas de adaptaçao , porque com relaçao a temperatura esse país nao tem meio termo , os termômetros em agosto atingiram 54ºC e 45ºC na sombra, e todo esse calor sem chuva no final da tarde (como ocorre em Sao Paulo) foi quase impossível adaptar-me; fazia tanto calor que o xixi evaporava até chegar na privada, e para piorar ainda mais a situaçao eu sofri uma lesao no braço esquerdo (quebrei o úmero em dois lugares) e fiquei todo o verao com gesso e tipóia para segurar o braço, foi realmente um caos, fiquei internada cinco dias, e me operaram duas vezes, uma experiência marcante passar por tudo isso longe da família, mas tudo correu bem, o único problema agora é que com todo esse frio, o osso lesionado dói um pouco.

Agora o meu mês predileto é agosto , que é mês de férias, em resumo vou passar um frio terrível todo o ano, e no mês que faz calor aqui na Espanha, vou viajar ao Brasil, e passar mais um pouquinho de frio por lá , ou seja a possibilidade de pegar uma corzinha é nula e o meu ''bronzeado'' tipo bichinho da goiaba vai continuar por muito tempo.

sábado, 29 de outubro de 2005

MEUS VINTE E MUITOS ANOS


Mais um aniversário longe do Brasil, sem a família e os amigos, mas a vida continua e ficar triste por esse ou por aquele motivo só vao piorar as coisas, por isso decidi mudar de atitude e ao invés de lamentar, por estar aqui distante de todos, decidi lembrar de coisas boas, dos meus aniversários passados, e de todo o carinho que recebia...
Teve um, que eu estava em sala de aula fazendo uma prova de inglês e fui avisada que a minha mae havia passado mal e que eu teria que ir à casa, fiquei muito nervosa e quando saí da escola estava me esperando o meu namorado, a¡nda insistindo nesse assunto de que a minha mae estava passando mal; quando ao chegar em casa: SURPRESA!!! a minha mae estava muito bem obrigado, e os meus melhores amigos estavam lá, rindo da minha cara de preocupada, eles tinham preparado tudo, a Janaína tinha passado o dia fazendo o bolo (que era de chocolate e estava uma delícia) enquanto o Murilo planejava me tirar da escola em plena prova de inglês, no final tudo correu bem , foi realmente uma surpresa, porque eu nem imaginava que eles fossem fazer algo assim, e esse aniversário foi sem dúvida um dos melhores da minha vida.
Recordar esse aniversário me fez sentir melhor, porque sei que tenho grandes amigos e uma família maravilhosa que torce por mim e que espera ansiosos a minha volta.

Quando se têm 25 anos, as pessoas costumam dizer que você têm vinte e poucos anos, mas no meu caso que estou fazendo 26 anos hoje, já faço parte do grupo dos que têm vinte e muitos anos, ou quase trinta... tenho um certo medo de chegar aos trinta...mas nao chegar seria muito pior, e é pensando nisso que me conformo e deixo o barco correr, mesmo porque nao posso fazer nada para mudar ; o que sim posso fazer é amar mais, ler mais, aprender mais, fazer mais amigos, errar menos, e viajar mais; enfim, fazer com que essa marcha aos trinta seja intensa, divertida e prazerosa.

Mensagem
Diz-se que mesmo antes de um rio cair no oceano.
Ele treme de medo.
Olha para trás,
para toda a jornada:os cumes,
as montanhas ,
o longo caminho sinuoso através das florestas,
através dos povoados,
e vê à sua frente um oceano tao vastoque entrar nele nada mais é
que desaparecer para sempre.
Mas nao há outra maneira,
o rio nao pode voltar.
Ninguém pode voltar...
Voltar é impossível na existência.
Você pode ir em frente...
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra,
é que o medo desaparece,
porque entao saberá que nao se trata de desaparecer,
mas sim tornar-se
oceano...
Por um lado o desaparecimento e por outro o renascimento...Assim somos nós...Só podemos ir em frente e arriscar...
Coragem!!!
Avance firme e torne-se
oceano.

Encontrei esse texto numa excelente página, e me emocionei, porque era o que eu sentia naquele momento... como o rio , eu estava com medo... medo de entrar no oceano, no oceano da vida... creio que ainda tenho medo... medo de que a vida passe rápido demais diante dos meus olhos e nao dê tempo de fazer tudo aquilo que desejo.

terça-feira, 25 de outubro de 2005

UMA VISITA MUITO ESPECIAL

No final de setembro a Claudia, o Uwe e o pequeno Mickeli vieram de sttutgart (Alemanha) especialmente para visitar-me.

fiquei muito feliz, a Claudia é uma amiga muito especial, nos conhecemos quando eu estudava biologia, e ela direito, éramos muito distintas, nossos estilos eram totalmente diferentes, enquanto eu ia à faculdade com mochila e jeans surrado, ela estava sempre de salto e bolsa de couro, eu Giovanna Baby e ela perfume francês...

Mas, essa era uma diferença que nao nos importava e aos poucos fomos construindo uma amizade...
Em agosto de 2002 ela viajou à Europa, e em 2004 decidi fazer o mesmo; respirar novos ares.

Essa foto com uma igreja ao fundo é a Basílica de Pilar, principal ponto turístico da cidade.

Passeamos pelo centro velho e paramos para degustar das delícias ibéricas e tomar vinho...
Foi maravilhoso ter a família da Claudia em casa esse final de semana, eu me senti sendo visitada por uma irma (que nao tenho, pois sou filha única), o Mickeli já chamava o Antonio de tio, me senti por um momento menos só aqui na Europa, foi uma sensaçao agradável; teria sido perfeito se o Carlos (que tem uma carinha de bebê) o Kelvin (que já é um rapazinho) e a Bia, tivessem vindo mas, nao foi possível, pois a bia tinha aula, e os outros dois estao no Brasil...mas mesmo assim...
Esse sem dúvida foi o melhor final de semana, desde que estou aqui na Espanha.

quinta-feira, 20 de outubro de 2005

CONHECENDO O NORTE DA ESPANHA



Castro Urdiales


Picos de Europa

Hoje estou um pouco nostáugica, organizando fotos, me lembrei da minha viagem à Cantábria (norte da Espanha) essa viagem foi feita há quase um ano, no feriado prolongado da Imaculada Conceiçao, em dezembro.Fiquei cinco maravilhosos dias visitando praias, museus, castelos, palácios, montanhas cobertas de neve permanente, andando de teleférico e fotografando tudo, é claro!!! creio que foram mais de 300 fotos tiradas nos vários pontos turísticos da Cantábria; visitei Santander(capital da Cantábria) Picos de Europa, Santillana del mar, Potes, Castro Urdiales e Isla, um povoado de praia onde fiquei hospedada.Fazia muito frio, mas a vontade de tirar fotos e contemplar as montanhas cobertas de neve, fez com que eu ficasse mais de quatro horas lá em cima.

Santillana del mar
O lugar é maravilhoso, as pessoas sao acolhedoras e a principal atividade é o turismo.Visitei lugares fabulosos como a cova de Altamira (uma caverna cheia de pinturas pré-históricas) Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é também qualificada como a capela Cistina da arte rupestre, também visitei o museu da inquisiçao, a colegiata de santa Juliana(onde está sepultada a santa) as lojas de artesanato regional e os notáveis restaurantes, onde se encontra o melhor da gastrônomia cantábrica, enfim um povoado que encanta pelo seu estilo medieval e pela sua importância artística, cultural e religiosa.Mas como todos os pontos turísticos espanhol, Santillana del mar nao fugiu da regra e no dia da Imaculada Conceiçao, quando muitos fiéis visitavam a cidade , foi covardemente atacada pelo grupo separatista Eta, eles bombardearam uma barraquinha de churros, bem no centro do povoado, uma verdadeira covardia porque esse povo vive do turismo religioso e atacar uma barraquinha de churros nao iria fazer a Espanha mudar de idéia, deixando o caminho livre para a independentizaçao das terras vascas.

Santander

Parque do Palácio da Magdalena

Quando fiz essa viagem já fazia sete meses que estava longe de casa, a saudade da família e dos amigos era quase insuportável e eu me sentia impotente com relaçao à isso , porque voltar ao Brasil naquele momento nao estava nos meus planos e entao resolvi me presentear com essa viagem que me fez muito bem, e Santander é um ótimo lugar para refletir.

Palácio da Magdalena
Apesar do frio que faz no norte da Espanha em dezembro, eu estava disposta à aproveitar todas as oportunidades que me apareciam, visitando as belas praias de Santander, mesmo sabendo que nao poderia tomar banho de mar, porque as possibilidades de cair na água eram as mesmas de se encontrar corais nas águas gélidas do mar cantábrico.
Castro Urdiales
Castro Urdiales é considerada a cidade mais turística do norte da Espanha, destacada pela presença romana, suas grandes batalhas, e pelos indícios de povoamento desde tempos pré-históricos, como prova disso, a existência de inúmeras cavernas que conservam arte rupestre.No século XIII, o porto de Castro Urdiales foi considerado um dos mais impotantes da Europa.Em Castro Urdiales situa-se a igreja de Santa Maria de la Asunción, construída no século XIII, considerada o monumento gótico mais importante da Cantábria.
À esquerda Castelo Faro e ao lado igreja de Santa Maria

Construído pela colonia romana Flavióbriga, na mesma época da construçao da igreja de Santa Maria, o Castelo Faro era considerado uma fortaleza, pois era o principal lugar defensivo nas batalhas.

quarta-feira, 19 de outubro de 2005

ESPIRITUALIDADE

Outro dia estava entre amigos e veio o tema espiritualidade, falei das minhas crenças no espiritismo, na vida após a morte, reencarnaçao... e cheguei a conclusao de que falar de espiritualidade é ainda um tabú (creio que um dos últimos), eles estavam me julgando pela capacidade de creer que existe um Deus, uma inteligencia superior; porque creio que esse Deus nao nos enviaría até aqui para nada; nao tenho religiao definida, nao vou à igreja, mas acredito sim na existência de um plano que vai mais além de nascer, viver e morrer... e ...bom, nao vou ficar aqui escrevendo sobre as minhas crenças, porque isso pode ser interpretado como apologia à essa ou àquela religiao, e esse tipo de coisa é algo que eu nao faria, pois acredito que todas as religioes tem algo de importante, todas levam à luz, mas todas também tem seu lado negativo: se creêm donas da verdade.

domingo, 16 de outubro de 2005

LONGE DE CASA

O ano passado foi sem dúvida o ano das mudanças na minha vida, tive coragem de deixar o Brasil, e começar tudo de novo, depois de uma decepçao amorosa e outra profissional o que me restava era seguir lutando, entao resolvi rever meu campo de possibilidades e decidi mudar radicalmente, uma mudança de vida, de planos, de país, e com amigos vivendo na Europa, o que era uma simples idéia logo se trasnformaria em realidade; as dificuldades de adaptaçao eram enfrentadas com um otimismo que nem eu sabia que existia, e assim dia após dia, fui vencendo a barreira idiomática, cultural e gastronômica, fui conhecendo pessoas, aprendendo o espanhol coloquial e até o sotaque do nordeste da Espanha(regiao onde vivo) as vezes tinha tanta saudades da família que pensava em desistir de tudo e voltar , mas isso era momentâneo porque existia uma meta que era : voltar ao Brasil melhor finaceiramente, profissionalmente e com mais auto- estima.Apesar do sofrimento que é estar longe da família e dos amigos eu me sentia poderosa, por ter mudado o rumo da minha vida tao radicalmente e também orgulhosa por nao ter me entregado quando os problemas apareceram, nao estava fazendo algo novo aos olhos das outras pessoas, afinal, eu estava trilhando um caminho que muitos já fizeram (o de mais uma brasileira vivendo no exterior) mas para mim era importante porque estaria provando à mim mesma que nada dá errado o tempo todo ou certo o tempo todo, e que quando nao se encontra a saída, essa é a saída... Depois de um ano e meio longe de casa, com muitas experiências positivas e negativas, eu cheguei a seguinte conclusao:
''Nao enxergar que chegou a hora de mudar é impedir os acontecimentos''

sábado, 15 de outubro de 2005

PAÍS FESTEIRO: BRASIL OU ESPANHA?


Olá pessoal, estava outro dia pensando numa coisa no mínimo curiosa, em todo o mundo quando se fala de Brasil, as pessoas logo imaginam uma mulata sambando , um jogador de futebol exibindo suas habilidades fazendo embaixadas, e todo o Brasil festejando quase uma semana de carnaval, em nenhum outro país mostra-se tao claramente uma naçao inteira se entregando à uma festa popular como no Brasil; ou seja, no exterior o Brasil é conhecido pelo fácil acesso à mulheres semi nuas nas praias (turismo sexual), e pela alegria de viver e pouca vontade de trabalhar!!! por outro lado Espanha pelo que eu pude perseber é um país totalmente festeiro, de junho até setembro cada cidade tem uma semana de festa( e festa na Espanha, é sinônimo de nao trabalhar) tem festa da tomatina (um monte de gente atirando toneladas de tomate uns aos outros, até a roupa branca, que é obrigatória, ficar toda vermelha, tem a festa da uva que é como a festa da tomatina, só que com uva; outra festa que eu nao entendo é a de san fermin, que sao soltos na rua uns touros (grande e fortes) e os participantes tem que se denfender e correr dos touros para nao serem chifrados ou até mesmo pisoteados, essa festa é para mim uma loucura, porque a maioria dos participantes chegam na festa bêbados e todos os anos o número de mortos e feridos é de se perguntar se vale a pena arriscar-se por tao pouca diversao.
Depois de falar de todas essas festas e costumes estranhos dos espanhóis, merece o brasil ser chamado de ''o país onde tudo é festa''?

Basílica de Pilar

E falando de festa, Zaragoza está em festa (pra variar), é a festa da santa da cidade, Nossa Senhora de Pilar, uma semana de diversao, feiras de artesanato e comidas típicas, teatro de rua, musicais, danças típicas, shows e queima e fogos; tudo isso regado com um bom vinho espanhol e embutidos ibéricos que eu adooro.

quarta-feira, 12 de outubro de 2005

SAIU O MEU BLOG

Olá pessoal, até que enfim saiu o meu blog, tinha um projeto de fazer um blog há algum tempo, mas com toda a desorganizaçao que gera uma mudança de casa resolvi adiar um pouco a criaçao do meu blog, agora está tudo quase em seu lugar, aos pouquinhos vou organizando tudo, casa, vida, pensamentos e sobretudo fotos, muitas fotos , nesse ano fotografei muito, registrei muitos momentos felizes e o que é melhor sem gastar muito dinheiro porque para fazer boas fotos nao precisa de câmeras caras e nem muitos equipamentos, o que de verdade conta é a sensibilidade; outro dia saí na janela do meu quarto e fotografei a rua e coloquei como papel de parede e o curioso é que gostamos tanto que nem eu e nem o meu namorado trocamos até hoje; ah! esqueci de apresentar o meu namorado, se chama Antonio uma pessoa maravilhosa que até hoje me ajuda a compreender as estranhas expressoes que se usa aqui na Espanha.
a vista da janela do meu quarto